sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Adoniran Barbosa fala de Ermelino em uma de suas canções


No centenário do nascimento de Adoniran Barbosa, relembre canção que cita Ermelino



Por: Taís Mota


Sem dúvidas, é curioso e muito bacana saber que um dos grandes artistas da cultura brasileira tenha se inspirado em nosso bairro para compor. A citação do bairro de Ermelino Matarazzo em uma das canções de Adoniran, remete há um costume muito popular por aqui, a pronúncia de "Ermelindo" ao invés de "Ermelino.

Qual morador de Ermelino nunca ouviu alguém dizer: "Ahh, você mora em Ermelindo?" ou mesmo ouvir alguém no ônibus pedindo para o cobrador avisar quando chegasse no centro de "Ermelindo", Creio que todos já tenham ouvido e de certa forma se irritado e falado baixinho pra si mesmo: "É ErmeliNo", poxa confesso que ainda me incomodo quando ouço tal pronúncia.

Sendo conhecido como "Ermelindo" ou Ermelino, é muito legal ver nosso bairro presente em manifestaçõs populares e culturais, como nesta música de Adoniran.

E pra quem não conhece, Adoniran Barbosa foi o nome artístico utilizado por João Rubinato, um grande artista e ícone popular brasileiro, e que foi um dos precursores do samba paulistano, utilizando em suas composições uma linguagem popular, que retratava figuras do cotidiano e refletia a identidade de São Paulo em seu contexto social e tudo o que
isto representava.

Suas composições ficaram muito conhecidas ao longo do tempo, e provavelmente você saiba cantar pelo menos o refrão de "Trem das Onze" que foi popularizada pelo grupo Demônios da Garoa, ou talvez "Saudosa Maloca", ou "Samba do Arnesto".

Adoniran Barbosa foi sem dúvidas um grande colaborador da cultura popular do nosso pais, em especial para a cultura de nosso estado.


Leia abaixo canção de Adoniran Barbosa onde Ermelino é citado e, logo abaixo, a música postada no YOUTUBE

‘VIDE VERSO MEU ENDEREÇO”

Falado:

“seu gervásio,
Se dr josé aparecido aparecer por aqui
Cê dá esse bilhete a ele
Pode lê, num tem segredo nenhum
Pode lê seu gervásio”

Venho por meio destas mau traçadas linhas
Comunicar-lhe que eu fiz um samba pra você
No qual eu quero expressar toda a minha gratidão
E agradecer de coração
Por tudo que você me fez
E o dinheiro que um dia você me deu
Comprei uma cadeira lá na praça da bandeira
Alí vou me defendendo
Pegando firme dá pra tirar mais 1000 por mês

Casei, comprei uma casinha lá no ermelindo,
Tenho três filhos lindos
Dois são meu, um é de criação,
Eu tinha mais coisas pra lhe contar
Mas vou deixar, pra uma outra ocasião,
Não repare a letra
A letra é de minha mulher
Vide verso meu endereço
Apareça quando quiser


http://www.youtube.com/watch?v=M83-bQwGucE&feature=player_embedded


Nenhum comentário:

Postar um comentário